O EDLG do centro solicitou este ano a espectacular exposição elaborada e editada pelo PCP que inclui aspectos da biografia e do desenvolvimento literário da obra de Camões e constitui uma justa homenagem e reconhecimento do poeta português mais universal, a sua vida e obra, os seus admiráveis versos, a sua obra épica e lírica, as suas cartas e o seu teatro.
Estes cartazes expostos no vestíbulo da escola mostram também como as navegações portuguesas contribuíram para inaugurar uma nova era no comércio mundial, abrindo caminho à crescente afirmação de um novo sistema social – o capitalismo, na sua fase mercantil – em ruptura com o sistema de servidão feudal dominante na Europa.
Mas Camões toma partido neste mundo em transformação, cheio de contradições e violências inerentes a todos os sistemas de exploração e não deixa de expressar a consciência crítica sobre a condição humana e a fragilidade da vida, que espelha as contradições e as mudanças sociais, mentais e ideológicas do seu tempo.
A exposição também faz um percurso pelas relações entre Camões e a literatura contemporânea e estabelece uma analogia entre a sua obra e outros aspetos sociais atuais. Até há um painel dedicado à relação de Camões e a Galiza!
O alunado das turmas de Português, assim como os de 3º e 4º de PDC realizaram uma gincana com perguntas de compreensão sobre a informação dos painéis e os melhores de cada grupo receberão em breve o seu prémio.
Obrigadas à Associação de Docentes de Português da Galiza por se encarregar da coordinação dos empréstitos entre escolas.



























Ningún comentario:
Publicar un comentario