Biblioteca e EDLG do IES MONTE DAS MOAS
"Ler é soñar da man do outro" Fernando Pessoa

martes, 22 de novembro de 2022

PALESTRA DE CULTURA CABOVERDIANA NAS AULAS DE PORTUGUÊS

No dia de hoje as turmas de português da nossa escola puderam aprender muita coisa da cultura caboverdiana graças à interessante palestra dos professores caboverdianos Lourenço Gomes e o Elter Carlos. A actividade foi organizada polo Departamento de Língua e Literatura Galega e o EDLG.

Os professores explicaram para os miúdos das turmas de 1º, 2º e 3º da ESO que estudam português como segunda língua estrangeira, diferentes questões sobre a história, a paisagem, a cultura caboverdiana, a sua gastronomia, as manifestações musicais, o surgimento do crioulo, etc.

Adoramos conhecer o romance O Chiquinho do Baltasar Lopes e a música do "batuku", género musical cantado e tocado por mulheres em Cabo Verde e que foi proibido em época colonial, mas que agora também está presente na nossa Galiza nas terras de Burela.

Foi bem interessante conhecer tanta coisa sobre este fantástico país africano!! Adoramos a visita e ficamos agradecidas pela generosidade dos professores Lourenço, Elter e a Rosário. Sempre serão muito bem recebidos nestas terras da Corunha!! Voltem quando quiserem!!

Ningún comentario:

Publicar un comentario